I - Objetivos do trabalho:
- Realizar um trabalho INTERDISCIPLINAR em torno de um único tema. Apresentar os fatos de forma INTERLIGADA representa (de modo inequívoco) a forma mais inteligente de ensinar;
- Apresentar o cientista com qualidades e defeitos. Mostrar a influência do meio(HISTÓRICO,SOCIAL,ARTÍSTICO, E FILOSÓFICO) na vida de uma pessoa. Em suma: cientista como alguém de carne e osso. A visão que os alunos possuem dos grandes personagens da história é algo no “mínimo distante” do mundo deles . É óbvio que no filme deverá constar importantes realizações científicas do personagem.
- Desenvolver espírito de equipe da sala. Cada aluno dentro desse trabalho terá a sua chance de desenvolver o seu talento.
- Aumentar a autoestima do aluno ao ver a sua imagem registrada em um BLOG.
- Estimular o gosto do aluno pela arte
II - Tarefa proposta:
Cada sala ficará com a responsabilidade de exercer uma grande pesquisa sobre um cientista. A apresentação deverá ocorrer na forma de um FILME (formato peça de teatro) com:
- Um tempo de 15 minutos a 20 minutos sobre o personagem (tempo 1)
- Um tempo extra de 5 minutos finais correspondentes ao “making off” do filme, ou seja erros de gravação, entrevista com atores, atrizes, relato do desafio de fazer o trabalho. (tempo 2)
ATENÇÃO : O filme (com a soma dos tempos 1 e 2) deverá ser postado no YOUTUBE.
Os endereços dos 9 filmes serão colocados no BLOG da escola. Os alunos de toda a escola VÃO VOTAR DURANTE AS FÉRIAS: MELHOR FILME, MELHOR ATOR, MELHOR ATRIZ E MELHOR CARTAZ. A premiação será em agosto.
- Observações:
1) alunos devem procurar gastar o mínimo possível com figurinos e cenários.
2) O making off poderá ter um “tom mais leve”, mas o filme terá um critério rígido de avaliação.
- Grupos (cada sala dividida em 8 grupos) :
- 1º Grupo (2 a 5 alunos) : Pesquisadores do tema (fazer uma pesquisa da época que viveu o cientista: local, contexto histórico, social e filosófico ). Definir qualidades e defeitos do cientista. Levantar as contribuições científicas. Esse grupo deverá entregar uma pesquisa com 5 folhas para o professor. Aliás o 1º grupo deverá ser (após a entrega da pesquisa) equipe de apoio intelectual para o pessoal do 2º grupo. Prazo para entrega: ate dia 1 de junho.
- 2º Grupo: ( 2 a 4 alunos) : Criadores do roteiro do filme (alunos com vocação para escrever). Esse grupo deve sempre consultar o primeiro grupo como também fazer as suas próprias pesquisas. Prazo para entrega: ate dia 1 de junho.
- 3º Grupo(4 a 8 alunos): atores e atrizes . Os atores devem recitar em voz alta (para a gravação ficar boa). Nada de ficar lendo! Colocar emoção. Lembre-se que o filme vai para o YOUTUBE Prazo: Do dia 4 de junho a 2 de julho.
- 4º Grupo (1 a 2 alunos): criação de 2 cartazes com o endereço do BLOG (convidar os alunos a ver o filme da sua sala). A criatividade e o bom gosto serão avaliados. Não será aceito banner.
- 5º Grupo ( 1 a 2 alunos): FOTÓGRAFOS DO EVENTO. Esses alunos deverão selecionar 10 fotos de alta qualidade das filmagens. As fotos serão colocadas no BLOG. Não usar celular. Máquina fotográfica com no mínimo 10 MP. Sugestão: o filme terminar com uma foto de toda a sala.
- 6º grupo : (2 a 5 alunos): filmar (mínimo de 2) , editar e postar o filme no YOUTUBE. Não filmar com celular. Usar no mínimo máquina fotográfica com 10 MP . Sugestão: se for possível usem máquina com 14 MP que filma em HD (alta definição) . Prazo: Do dia 3 de julho a 5 de julho. Portanto ate 5 de julho o filme deverá estar no YOUTUBE.
- 7º grupo (1 aluno) : repórter do making off .Use da sua criatividade para entrevistar atores e diretor!
- 8º grupo (1 aluno) : tesoureiro . Explicar para os alunos que eles devem gastar pouco. Exigir recibo de todos os possíveis gastos.
Uma imagem falsa de
CIENTISTA !
BOA SORTE (E MUITO TALENTO) A TODOS !
Professo eu sou o Yuri Pimentel da turma 104 q tem o ciÊntista Isaac Newton ..e acabamos o vídeo gostariamo q o senhor visse aqui o like : http://www.youtube.com/watch?v=2a_6Hy_BXYQ&feature=youtu.be obg..foi ótimo fazer este trabalho espero q goste !
ResponderExcluir