Qual é o real significado de governar nesse país? Talvez uma frase que traduza o "modus operandi " seja: faça um mínimo possível e com esse pouco procure causar o máximo de impacto possível. É impressionante como tudo é resolvido de forma superficial no Brasil. Nas crises são chamados marqueteiros para contornar os problemas. Especialistas de cada área ? Pessoas inteligentes que se dedicaram a vida toda a pesquisar o problema ? Nem pensar ! Isso demandaria boa vontade, demandaria tempo, seriedade, responsabilidade. Além disso soluções reais demandam tempo ....e as eleições são de 4 em 4 anos não é mesmo? Existe uma infindável má fé e também ouso dizer: falta de conhecimento. Somente o estudo, o conhecimento possibilita olhos de águia para enxergar longe o que realmente precisa ser feito. Somente um nível cultural profundo e um espírito de real apreço pelo povo pode construir soluções que permitam no futuro o Brasil decolar como uma grande nação.Como a educação (assim como diversas áreas do país) encontra-se na UTI o nosso destino torna-se cada vez mais incerto.Ate hoje estamos atrás das grandes nações do mundo . Não tenho a pretensão de um país melhor do que os outros. Apenas queria uma nação realmente emparelhada (atualmente vivemos no mundo da ficção, Grupo G20). Eu apenas sonho que a grande maioria do povo brasileiro tenha dignidade.Ate agora sempre ficamos atrás das nações desenvolvidas mas com um binóculo ainda é possível enxergá-los. Mas fica um alerta:assim que a Europa e o Estados Unidos solucionarem definitivamente seus problemas ficarão mais fortes e melhores e nesse momento tomarão uma dianteira tão grande que só nos restará comer o pó na estrada.
Considere,por exemplo, a questão da reforma política. O atual sistema político emana um poder desregrado que não é bom para uma sociedade saudável (tome como exemplo os Estados Unidos que se considera dono do mundo e se julga no direito de espionar a tudo e a todos, isso é bom?). Além disso a corrupção(que afeta diversas áreas no Brasil)também acaba afetando muitos parlamentares. Só o congresso Brasileiro gasta 23 milhões de reais por dia, cerca de 8,4 bilhões de reais por ano (levantamento da ONG : Contas Abertas).Segundo a ONG "Transparência Brasil" o Congresso Brasileiro (comparado com outras casas de parlamentares pelo mundo) é o que mais pesa para a população. O nosso parlamentar é o segundo mais caro do mundo (só perde para os congressistas americanos). Atualmente o Brasil tem 30 partidos políticos.Perdoe-me a audácia de dar palpites em um assunto que conheço pouco, mas amo o meu país e mesmo que minhas idéias não sejam lidas, divulgadas quero apenas que fique a essência da essência: precisamos criar novos modelos para tudo nesse país (e para o mundo). Modelos baseados na inteligência, Equilíbrio (palavra maravilhosa) e na boa fé ( projetos imbuídos de um pensamento cristão de decência, não importa aqui religião). Mesmo que nada do que for escrito abaixo abaixo seja aproveitado, pelo AMOR DE DEUS coloquem soluções que resolvam o problema.
- País sério tem no máximo 4 ou 5 partidos políticos. Um partido de governo, outro de oposição e dois ou três com posições intermediárias. Estados Unidos o poder basicamente está dividido em Republicanos e Democratas é o país FUNCIONA. Portanto 30 partidos (e ainda querem criar mais e mais partidos) é algo absurdo. O brasileiro atualmente vota(na maioria das vezes) pensando na pessoa e muito pouco no partido. Mesmo por que está cada vez mais difícil falar em partidos com uma identidade. E por favor, não me venham com a velha desculpa que isso seria "um atentado a democracia". Saibam todos: qualquer coisa em excesso faz mal e vira bagunça inclusive pseudo democracia (realidade vivida pelo povo que não tem direito a nenhum serviço direito).
- Temos 513 deputados federais e 81 senadores. Penso que 27 deputados federais (um para cada estado da federação seria suficiente). Claro que o deputado de cada estado teria um peso diferente (o peso seria proporcional ao atual número de deputados em cada estado). Vou ainda mais longe: penso que o deputado poderia ser o vice-governador de cada Estado. Ele portanto acumularia duas funções e também estaria representando de forma direta a vontade do governador do Estado. O governador teria o máximo de força dentro do congresso. A presidência (em suma) teria que governar com o apoio direto dos governadores. Tal procedimento valorizaria a figura do vice (uma figura pouco representativa politicamente).Fim do senado. No lugar um conselho de anciãos (Pessoas competentes das mais diversas áreas com idade entre 65 e 75 anos que deram contribuição importantes para o país nas suas áreas de conhecimento). Eles teriam apenas o poder de vetar decisões do congresso e "sugerir" modificações. Esse conselho não receberia salário e se reuniria via internet.Um país inteligente não desperdiça o talento das pessoas mais velhas. Repito: o Brasil atualmente gasta 8,4 bilhões de reais por ano só com o Congresso.
- Fim do voto obrigatório. Vota apenas pessoas preocupadas em querer mudar o Brasil.
- Apenas uma eleição a cada 4 anos para se decidir: presidente, governador, prefeito e vereadores. Deputados federais seriam substituídos pelos vice-governadores de cada Estado. Os deputados Estaduais seriam os vice- prefeitos de cada cidade (que atualmente ocupam uma posição muito simbólica ). No caso dos deputados estaduais (vice- prefeitos) seria criado o voto inteiro e o voto fracionado dependendo do "peso da cidade" no Estado. Assim sendo um cidade grande dentro do Estado (uma capital)poderia ter peso 40, por exemplo. Uma vilarejo (poucos habitantes) poderia ter o voto com peso 0,1 (fração de voto). Só a união de várias pequenas cidades é que poderia formar uma coligação de votos com peso dentro da assembléia Estadual.
Esclarecimentos:
- É importante salientar que o atual sistema de votação não representa completamente a vontade do povo nas urnas (pelo menos naquilo que tange a deputados estaduais, federais e vereadores). A coisa funciona assim: os candidatos mais votados "ganham o direito" de trazer outros do partido (menos votados) para a casa parlamentar. No Congresso Brasileiro, menos de 40% dos membros da casa é que foram diretamente eleitos pelo povo. O resto veio "pendurado" pelo sucesso dessa minoria. Onde está a democracia? Onde?
- Outro fator que precisa ser abandonado de uma vez por todas : a questão de ser da direita ou da esquerda . Isso(ao meu ver) é uma bobagem. O que existe são problemas que precisam ser resolvidos com boa fé, equilíbrio,suor e inteligência. Se a solução encontrada for a melhor para o futuro do país então ela deve ser adotada (não importa se o remédio é doce ou amargo).
- Mesmo não sendo um "expert" no assunto" penso que muita coisa contida nessas propostas poderiam ser aproveitadas. Lembro que atualmente muitos experts não estão chegando em lugar nenhum. Portanto me deixem sonhar um pouco ! As pessoas precisam ter a audácia de criar novos paradigmas. O atual sistema legislativo é arcaico e altamente nocivo a nossa sociedade
Autor : A. Zorzin (esclareço que não pretendo a me candidatar a nada e também não sou fã de nenhum partido.Apenas tenho uma leve antipatia pelo PT ( pela sua natureza populista, seu jeito demagógico de ser). Todo partido tem as suas qualidades e suas mazelas (em maior ou menor proporção).
"Fim do voto obrigatório. Vota apenas pessoas preocupadas em querer mudar o Brasil." Eu concordo!
ResponderExcluirObrigado pela sua opinião Felipe!
ResponderExcluir