10/06/2014

Vencedores das redações: ENERGIA (ontem, hoje e amanhã)

PASSADO

      Hoje o dia foi muito cansativo.Quando me levantei o dia ainda estava escuro, minha mãe fazia café no fogão de lenha e meu pai estava preparando a carroça para me levar a estação onde eu pego o trem a vapor que é muito interessante!A locomotiva é movida pelo vapor que as caldeiras armazenam pela queima do carvão.  Ao chegar a cidade vou direto para a escola, onde minha sala é toda iluminada por lampiões. 
  Após longa manhã na escola, volto para minha casa onde a tarde irei trabalhar com o meu pai no campo.Usamos bois para arar a terra e puxar máquinas mais pesadas, porque no campo nos não dispomos da tecnologia que as fábricas nas cidades tem, como máquinas movidas a carvão. Aqui no campo tudo é manual. Mas quem é o povo da cidade sem o nosso trabalho! Nos produzimos os alimentos e cortamos as árvores para produzir o carvão.
     Ao anoitecer, voltamos para casa, eu e meu pai. Lá em casa minha mãe que fica em casa para cuidar de meus irmãos mais novos e preparar a comida.Quando chegamos o jantar estava pronto, fui ate o corrego para pegar água para tomar banho.Após o banho é o jantar retirei-me para meus aposentos. Acendi algumas velas e fiquei lendo o sono que não tardou a chegar.

 AUTOR : Pablo Henrique, sala 301



PRESENTE
Acordei às seis da manhã ao som de uma música alta que soava em meu celular. Tomei um banho demorado e bem quente já que o tempo não estava tão favorável.Tomei um copo de cappuccino bem quente acompanhado de um bolo acabado de sair do forno a gás.Após terminar e pegar meu celular fui ao carro do meu pai onde o mesmo já me esperava com o motor ligado. Comentei com ele que o carro era uma máquina térmica gastadora , de baixo rendimento e poluidora mas ele não ligou muito.Enquanto ia para a escola notei que o trânsito já estava carregado com infindáveis filas. As aula passaram rápido e o tempo começou a esquentar graças ao efeito estufa gerado pela poluição dos carros e indústrias. Nada muito saudável para as pessoas.Ao termino da aula, andei a pé ate minha casa ao som da minha banda favorita.O dia estava quente e seco.Não pude deixar de pensar nas grandes quantidades de gás carbônico que já deveriam ter sido despejadas na atmosfera.. Chegando em casa liguei meu celular na base para escutar um som, em seguida liguei a tv e o notebook. Mais tarde fui ate a cozinha,onde achei em cima da mesa a conta de luz(energia). A conta estava um absurdo e papai ficaria furioso! Não me lembro de ter gasto tanta energia assim, uso apenas o necessário(o básico) para o meu bem estar.

AUTOR: AMANDA,sala 202
                             
FUTURO


Belo Horizonte,2 de abril de 2030
    Sou uma aluna da Escola João Botelho, estava conversando com minha mãe e comparando os dias de hoje com a época dela. Ela me contou que muita coisa mudou, na época dela o planeta sofria bruscas alterações climáticas e existia um descaso da população para a conservação ecológica.
   Hoje em dia nos adaptamos,as pessoas ficaram mais conscientes. As leis de crimes ambientais aumentaram e ficaram mais severas.Pequenas invenções também ajudaram muito, como por exemplo a água da pia que é reaproveitada no vaso. Tudo isso com um simples cano fazendo a conexão.
     A medida que os recursos, como o petróleo, se tornaram menos disponíveis e mais caros, o homem teve de optar cada vez mais pelos recursos alternativos e renováveis como a energia solar, eólica, o movimento das ondas. O Brasil procurou investir mais em energia solar. A tecnologia ajudou muito gerando aparelhos com menos consumo de energia. Nos movimentamos em veículos movidos a eletricidade, ou a hidrogênio (sem gás carbônico).
     Existem muitos edifícios sustentáveis equipados com sistema de coleta de água de chuva, paineis solares, turbinas eólicas. Algumas residências possuem ecotelhados, com a função de diminuir grandes variações de temperaturas. Foram grandes e boas mudanças desde os tempos de minha mãe e eu espero que o mundo continue procurando formas para preservar e prolongar a vida, explorando os recursos com inteligência e equilíbrio.É uma questão de escolher a vida em vez da morte.


AUTOR: Luiza Bernucci, sala 103

Luiza B. (jaqueta jeans),Pablo e Amanda. Parabéns !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto GIGANTES DA HUMANIDADE : Eleições 2018

                                                                                                                       ...