PROPOSTA :
Os alunos devem produzir um filme (entre
14 minutos a 20 minutos) sobre a vida de um algum grande personagem histórico que tenha dado contribuição relevante para a
humanidade com a sua obra cultural. O filme será na forma de uma peça de teatro
e será composto por 5 atos. O vídeo será postado no YOUTUBE.
O projeto terá o valor de 4,0 pontos em todas as disciplinas.
- OBJETIVOS DO PROJETO:
·
É
uma proposta de aprendizado multidisciplinar ( em consonância com um novo
modelo de educação: mais moderno e desafiador). Envolve:
- Pesquisar o contexto histórico,
filosófico e social da época que viveu o personagem.
- Português: escrever uma peça de
teatro;
- Arte: cenografia, interpretação;
- Conhecimento científico (para
explicar a vida de grandes cientistas);
-Tecnologia
(filmar, editar e postar um filme). A
grande paixão de muitos alunos.
- MÉRITOS DO PROJETO:
·
Ensina
os alunos a trabalharem em equipe. Todos precisam fazer a sua parte,
para que o todo (o filme saia finalizado. O projeto tem etapas com prazo bem
definidos que precisam ser cumpridos.
·
As
grandes figuras da história deixam de ser personagens distantes da realidade
(frios) e tornam-se personagens de carne e osso, onde os alunos interagem e
entendem melhor o passado .
·
É
altamente desafiador, pois envolve tecnologia, discernimento, capacidade de
inovar. É um trabalho que não dá para ser simplesmente copiado.
- DIVISÃO POR TURMAS:
TURMAS
|
GIGANTES DA
HUMANIDADE
|
PROFESSORES
ORIENTADORES
|
9º C
|
Leonardo
Da Vinci
|
Suely,
Eliana e Lúcia
|
101
|
Pasteur
|
Fabiana
e Samuel
|
102
|
Shakespeare
|
Izabela,
Sandra Vilela e Glaucilene
|
103
|
Casal
Curie
|
Joaquim
e Helane
|
201
|
Platão
|
Emerson
e Patrick
|
202
|
Isaac
Newton
|
Albert,
Márcia e Ilza
|
203
|
Martin
Luther King
|
Marcelo
e Ana Paula
|
301
|
René
de Descartes
|
Walber
e Marta
|
302
|
Pitágoras
|
Walber
e Marta
|
- COMO SERÁ O FILME
1ªEtapa: de 14 min. a 20
min.(biog.) + 2ªEtapa: 3 min. (reportagem) +3
Etapa: 2 min. (Making off) + 4ª Etapa :1 min (5 fotos)
- CRONOGRAMA :
02) Filmagem(de 2/06 a 29/06)
03) Edição e postagem (de 29/06 a 3 de julho)
04) Notas do projeto (até 6 de julho)
05)Votação no Blog dos melhores (em julho)
06) Premiação : Agosto (melhor filme, ator, atriz, diretor)
OBSERVAÇÕES FINAIS:
01) Construa um personagem com muitas qualidades mas também com alguns defeitos. Ninguém é perfeito ! Nem mesmo os gênios!
02) OS PRAZOS precisam ser rigorosamente seguidos;
03) Para o trabalho sair (e sair bem feito) todos precisam ter muita boa vontade, infindáveis doses de carinho e compreensão um com o outro;
04) Em algum trecho do filme favor coloquem uma música clássica de fundo(tomando o cuidado de não abafar a voz de ninguém no filme). É bonito, elegante e valoriza o filme.
05) Não gastem com o filme. O que os professores querem ver é inteligência (e se possível) cenas que emocionem.
05) Não gastem com o filme. O que os professores querem ver é inteligência (e se possível) cenas que emocionem.
Põe nota para o melhor roteiro também, nós roteiristas sabemos como é dificil da vida ao filme!
ResponderExcluir