* Qualquer que seja o meu método de avaliar sempre haverá elogios ou críticas. Na verdade o método A, ou o método B ou C não importa muito. Percebi, ao longo dos anos, adotando diferentes metodologias que os resultados no final do ano sofrem pequenas (insignificantes)variações. O que vale mesmo é mostrar que como professor amamos nossos alunos(que eles sintam isso!) e que Deus esteja o tempo todo conosco nos dando sabedoria e discernimento no eterno desafio de educar.
Um esclarecimento as pessoas do exterior, que por acaso queiram ler esse texto: A legislação brasileira EXIGE que o aluno tenha múltiplas oportunidades de ser aprovado. Reter (reprovar) um aluno só ocorre quando ele prova de forma inequívoca a sua falta de interesse em continuar nos estudos (algo infelizmente ainda comum no Brasil).
- Cada bimestre vale 25 pontos (a média é 15). Você terá 100 pontos distribuídos e precisará para ser aprovado tirar nota 60 (valor mínimo).
- O que você precisa fazer para ser aprovado em Física (e de quebra nas outras matérias)?
- Não faltar aulas;
- Em sala de aula: pergunte quando tiver dúvidas e não se distraia com
conversas de amigos e celular .
- Faça os exercícios pedidos com responsabilidade.
Isso é o básico !! Faça isso logo no primeiro semestre e a chance
Como será a distribuição de pontos(em física)?
- 16,0 Prova (questões abertas); 2 testes de 8,0
- 4,0 Projeto da Escola (1ºBIM.: Campanha da Fraternidade);
- 5,0 Ficha de rendimento do aluno: serão avaliados os exercícios feitos em sala, frequência, resultados dos testes, se o aluno prejudica o bom andamento das aulas.
- Alunos que não precisarem de recuperação bimestral (pegarem média naturalmente) terão 1 ponto acrescido na nota final;
- Alunos que tirarem nota 6,7 ou 8 na primeiro teste (valendo 8,0) poderão ser monitores dos alunos que tirarem 0,1,2e3. Se o aluno que teve nota baixa conseguir recuperar na segundo teste(nota maior ou igual a 4) o aluno monitor também terá direito a um ponto extra. O aluno monitor terá direito( ano máximo) 2 pontos extras. Exemplo: Um aluno monitor ensinou 3 alunos e esses 3 fizeram a prova e foram bem sucedidos(cada um tirou nota maior ou igual a 4). Mesmo tendo ajudado 3 alunos esse aluno monitor ficará com apenas 2 pontos extras. Portanto aluno monitor escolha com atenção os alunos que você vai ajudar.Essa estratégia de monitoria gerou um rendimento de 20% a 30% nos alunos com problemas em física.
- Como será a recuperação no final do ano?
A recuperação final vale 100 pontos e o aluno precisa ficar com 60. Esse 100 pontos serão distribuídos da seguinte forma:
- 50 pontos: duas melhores notas bimestrais ao longo do ano;
- 10 pontos: um trabalho (resumo de toda a matéria do ano em 4 folhas.Uma folha para cada bimestre. O resumo poderá ser utilizado no dia da prova. Em hipótese alguma o resumo poderá ter um número maior de folhas)
- 40 pontos: prova com a matéria toda do ano (prova com 16 questões,cada uma valendo 2,5 pontos).
Um exemplo para você entender como funciona: Considere que um aluno em física ficou com as seguintes notas:
-1° bimestre (25 pontos) tirou 12,0
-2° bimestre (25 pontos) tirou 8,0
-3° bimestre (25 pontos) tirou 9,0
-4° bimestre (25 pontos) tirou 18,0* (* o Aluno sabendo que ia para recuperação final se esforçou para tirar uma nota melhor, POIS SABIA QUE IA PRECISAR DE PONTOS PARA A RECUPERAÇÃO FINAL).
Como fica a situação desse aluno na recuperação final?
- 50 pontos: duas melhores notas bimestrais ao longo do ano:
tem 30 pontos (nota do primeiro + quarto bimestre). Observe que esse é um critério muito justo! É grande a quantidade de alunos que não fazem absolutamente nada durante todo o ano esperando um "milagre" de aprovação no final do ano. Zerar todos os resultados do aluno ao longo de todo o ano é um erro grosseiro. Apenas estou pedindo que o aluno tenha tirado duas notas bimestrais razoáveis ao longo do ano (lembre-se que no final de cada bimestre ainda existe recuperação).
- 10 pontos: um trabalho: tirou 9,0
- 40 pontos: prova com a matéria toda do ano: vai precisar tirar 21 nessa prova para obter aprovação.
Observações:
1º) Ao longo de todo o ano tentarei ser o mais fiel possível a essa proposta. Contudo devido a grande quantidade de "elementos surpresa" que aparecem ao longo do ano sou (muitas vezes) obrigado a"pequenos ajustes". É muito importante que tudo o que for colocado aqui fique claro (se não estiver me pergunte ok?) .
2º) Diários eletrônicos(planilhas de Excel) me permitem dar essa flexibilidade. Inclusive os diários de 2015 já calculam automaticamente quanto cada aluno fica na recuperação bimestral.Isso me permite resultados mais rápidos que os demais professores.
3º) Lembre-se aluno: quem assiste aula, pergunta(não fica com dúvida) passa (na grande maioria das vezes no terceiro bimestre) sem fazer recuperação. Faça portanto escolhas inteligentes. Natal e ano novo são ocasiões para você descansar, aproveitar a família. NÃO É ÉPOCA DE FICAR PRESO NO QUARTO ESTUDANDO PARA RECUPERAÇÕES FINAIS e com os pais reclamando de você!!
3º) Lembre-se aluno: quem assiste aula, pergunta(não fica com dúvida) passa (na grande maioria das vezes no terceiro bimestre) sem fazer recuperação. Faça portanto escolhas inteligentes. Natal e ano novo são ocasiões para você descansar, aproveitar a família. NÃO É ÉPOCA DE FICAR PRESO NO QUARTO ESTUDANDO PARA RECUPERAÇÕES FINAIS e com os pais reclamando de você!!
PROGRAMA DE FÍSICA |
- 1º ANO : ao longo de todo o ano o assunto(tema central) será ENERGIA(nas suas diversas formas)
1º bimestre:
01) Fenômenos químicos e físicos(o que é física)
02) Alguns conceitos básicos de física(esses conceitos serão aprofundados no 2º ano):
2a. Movimento Uniforme
2b. Aceleração
2c. Queda Livre
2d. Força e seus efeitos
2e. Diferença entre peso e massa.
03) Energia( sua importância no mundo moderno, consumo, progresso e poluição)
04) Trabalho e Potência.
05) Kwh (o consumo de energia elétrica dos aparelhos)
06) Formas importantes de energia:
a) Energia Cinética
b) Energia potencial gravitacional
a) Energia Cinética
b) Energia potencial gravitacional
c) Energia potencial elástica
07) Calor(a mais importante forma de energia); definição, energia do sol, máquinas térmicas,o calor como acelerador de reações, o papel das cores,isolantes térmicos.
08) Energia química: alimentos
2º bimestre:
09) Problemas de conservação de Energia;
10) Combustíveis fósseis : a base da sociedade e ao mesmo tempo uma tragédia.
11) Usinas de energia: hidroelétricas, termoelétricas e nucleares (fusão/fissão e acidentes nucleares).
12) Presente e futuro (o consumo dos aparelhos com novas tecnologias e formas limpas de produção de energia)
13) Calor e temperatura (diferença entre os dois conceitos,temperatura e dilatação, escalas termométricas,capacidade térmica e calor específico,formas de propagação do calor).
3º bimestre:
14) Calor, temperatura e Energia interna
15) A 1ª Lei da Termodinâmica.
16) Conceitos básicos de Ótica: Luz,eclipses, ano luz (no segundo ano você vai estudar de forma mais aprofundada ótica)
17) Dispersão da onda (enfoque em infra-vermelho e ultra-violeta): um conceito básico sobre ondas e a relação entre comprimento e energia)
18) O Efeito estufa (uma visão multidisciplinar)
4º bimestre:
19) Energia Elétrica (alguns circuitos simples série e paralelo)
20) Magnetismo : ímãs e o magnetismo terrestre.
2º ANO :
1º bimestre:
01) Movimento Uniforme
02) Movimento Variado
03) Queda Livre.
05) Movimentos Independentes
06) Força
07) Atrito e Inércia
08) As 3 Leis da dinâmica
09) Impulso
2º bimestre:
10) Hidrostática
11) Gravitação Universal
3º bimestre:
13) Ondas (incluindo som)
4º bimestre:
14) Ótica
3º ANO :
3º bimestre:
13) Ondas (incluindo som)
4º bimestre:
14) Ótica
3º ANO :
1º bimestre:
01) Notação científica
3º bimestre:
09) Magnetismo (aprofundamento)
10) Revisão ENEM
4º bimestre:
4º bimestre:
11) Radiatividade e alguns conceitos de Física Moderna
Bom ano letivo ! Faço votos que ninguém fique em recuperação(apesar de infelizmente isso nunca acontecer). Conte com um professor(e amigo) ao longo do ano.
Albert L. Zorzin
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