Depois de 30 anos lecionando, cheguei finalmente há um processo de aprendizado (ao meu ver) bastante eficiente. Os resultados são maravilhosos? Não! Mas são satisfatórios dentro da difícil realidade de ensinar física com apenas duas aulas por semana em cada sala. Cabe aqui a pergunta: o que é exatamente "satisfatório" para você? Discutirei isso ao longo do texto.
Eu discuto educação prática. A pedagogia levanta idéias lindas e teóricas sobre a educação muito bem intencionadas mas que na prática colhem resultados pouco satisfatórios. O Brasil está no final da lista no PISA (sistema de avaliação internacional). A pedagogia com todo seu arcabouço acadêmico pode aqui ate levantar 1000 críticas sobre o meu método mas eu prefiro algo real do que o vento entre os dedos que não pode ser agarrado. Sem mais delongas, segue metodologia:
1º) Uso do whatsapp para tirar fotografias do resumo da teoria exposta no quadro. Cada sala tem um grupo de física. A matéria fica toda organizada nesse grupo. Repare que usando esse recurso todos os alunos possuem a matéria toda de física. Mesmo quando um aluno falta a matéria chega no celular(onde quer que ele esteje!). Alunos preguiçosos que não copiam direito a matéria também não escapam de ter toda a matéria exposta no quadro. O recurso me permite também: enviar filmes do YOUTUBE da matéria e as notas dos alunos ao final de cada bimestre.
- Por que adotei Whatsapp em sala?
Porque percebi ao longo dos anos lecionando que muitos (muitos mesmo!)alunos possuem a ideia tola (errada) que participar da aula é copiar a matéria. Muitos tinham cadernos perfeitos, caprichados mas tiravam notas pífias nas provas. Quando os perguntava eles me diziam: "-eu só copio, professor! Não dá tempo para entender e ficar copiando o que o sr está falando !" A conversa agora é outra: eles ficam só olhando no quadro e eu cobro (o tempo todo) se eles estão entendendo. Aula é para entender, refletir e não ficar copiando, copiando.
Percebi que toda aula os alunos gastavam (em média) 15 minutos copiando a matéria do quadro! Isso representa 30% da aula numa atividade que não resulta nenhum benefício intelectual! Pense nisso ! 30% do curso desperdiçado ! Hoje esse tempo é aproveitado para eles ficarem refletindo em cima de algum exercício aplicado.
Importante salientar que um grande medo meu que os alunos invadissem muito a minha privacidade me acionando muito no celular. Felizmente isso não aconteceu. Na verdade senti que fiquei mais próximo das minhas turmas. Não raro tivemos muitas conversas divertidas. Uma ou outra mãe me acionou pelo whatsapp para perguntar do rendimento do filho! Achei isso positivo!
2º) Na segunda aula da semana eu dou uma provinha sobre o conteúdo dado nas últimas duas aulas. Geralmente envolve uma ou duas questões no quadro. O tempo oscila entre 3 a 4 minutos para cada questão. Cada questão costuma valer em torno de 1 ponto. Os pontos de provinhas são somado em uma folha ate fecharem em torno de 8 pontos (uma avaliação completa, formada por mini-testes).
- Por que dar toda semana uma provinha?
O aluno fica totalmente "aceso" na sua aula. Isso ocorre com maior intensidade no dia que tem prova. A cabeça da grande maioria dos alunos funciona da seguinte forma (consciente ou inconsciente):"- tem atividade avaliativa? Sim? Ups! Vou prestar atenção! Não tem atividade avaliativa? Então... dane-se: vou aproveitar para ficar dormindo um pouco na aula enquanto o professor fala! Na verdade eu gostaria de poder dar uma provinha toda aula mas isso é muito extenuante. Provinha dia sim e dia não já consome muito minhas energias mas eu faço porque FUNCIONA! As provinhas tem duração de 4 a 5 minutos (isso corta, em parte, a possibilidade de cola. Mesmo assim infelizmente ela existe. Alunos precisam trabalhar sob pressão! Os concursos, o ENEM são 3 minutos por questão. No futuro na empresa que trabalharem muitas vezes terão que executar tarefas em curto espaço. Contudo que fique claro: o FOCO é fazer o aluno aprender (mesmo que seja por livre e espontânea pressão). Então no momento da provinha eu tomo um extremo cuidado para gerar um "Stress positivo". Exemplo: as vezes digo que a prova é 5 minutos e recolho em 7 ou 8 minutos. O tempo vai ficando mais apertado a medida que vão entregando. Outro ponto que considero básico: o tempo todo, apesar do "desespero" é mostrar aos meus alunos que eles são amados. Eu trabalho para fazê-los crescer e não derrotá-los ! Ao aplicar o método isso nunca pode ser esquecido.
3º) Alunos que foram bem no somatório final das provinhas podem ser monitores dos menos afortunados nas provas bimestrais. Funciona assim: um aluno com baixo desempenho estuda com um aluno que teve bom desempenhos nas provinhas. No dia da prova bimestral o aluno que teve baixo desempenho coloca o nome do monitor embaixo do nome dele na prova bimestral. Se o aluno tiver nota superior a 60% na bimestral o aluno monitor também ganha 1 ponto extra. Um aluno monitor pode ganhar no máximo 2 pontos extras com alunos com dificuldade. Exemplo: um aluno com boa nota nas provinhas ensina 5 alunos com dificuldades para eles se prepararem para a prova bimestral. Digamos que os 5 ficaram com nota boa. Apesar de dar os parabéns para o aluno monitor vou beneficiá-lo com no máximo 2 pontos extras. Isso obriga de certa forma os alunos monitores a investirem o seu tempo apenas naqueles alunos que realmente estejam interessados. Por outro lado, um aluno que teve baixo rendimento nas provinhas , ficou com nota baixa na prova bimestral e não se preocupou em ter um monitor para ajudá-lo demonstra muito sobre a sua seriedade como aluno.
Ao contrário de muitos que querem ser donos absolutos da razão, finalizo afirmando que esse método não é perfeito mas contém muita (muita coisa mesmo) positiva para a área de educação. É um ponto de partida para algo melhor e que pode ser aperfeiçoado. lancei essas simples ideias porque quero que elas sejam discutidas e ampliadas. Espero que alguém nesse vasto mundo da web , ligado a educação goste! De um modo geral(em educação não existem absolutos!), os meus alunos estão gostando, consegui ensinar mais, as notas estão melhores é isso (apesar de simples) me deixa muito feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário