09/09/2014

Olímpiada do Conhecimento SENAI/SESI

  Dia 2/09/2014 os alunos das turmas 101 e 102 foram no EXPOMINAS visitar uma grande competição do ENSINO TÉCNICO , reunindo os melhores estudantes do Brasil.
















30/08/2014

Festival da Canção do João Botelho 2014


Em homenagem a uma delegação de alunos da região Norte que vieram visitar nossa escola nessa última segunda feira (01/09/2014) a escola realizou o Festival da Canção do dia 29/08/2014 com uma adaptação do Festival Folclórico de Parintins. Esse festival realiza-se no último final de semana de Junho em Parintins (Amazonas). Trata-se de uma festa popular onde ocorre uma apresentação a céu aberto de diversas associações folclóricas, sendo o ponto mais importante do evento a disputa entre dois bois folclóricos: o boi garantido da cor vermelha e o boi caprichoso da cor azul. Os bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes de ribeirinhos através de alegorias e encenações.

Parabéns a todos os alunos pelo desempenho marcante nas apresentações. É evidente que todo corpo técnico da escola se dedica ao máximo pela realização do projeto, A excelência na realização do projeto se deve ao espírito de união entre todos. Alguns agradecimentos especiais: professora Izabela pela coordenação, professoras Ana Paula e Sueli pela dedicação especial ao projeto nas suas salas, a vice-diretora Aldalice (que pacientemente ficou filmando tudo),  a vice-diretora   Sandra dando apoio incansável a todos os pontos do projeto e finalmente a diretora Eliani França sempre atenta as necessidades do Festival em todos esses anos.

Vencedores:

- 1º Lugar Geral: 302, Melhor banner 102,Melhor Portifolio 201,Melhor Paródia 202,Melhor dança 301, melhor bloco do desfile 104, Boi vermelho (vencedor do desfile de rua), melhor estande:302. 



                                  Fotógrafo: Albert L. Zorzin

        * Caso alguém deseje retirar alguma fotografia sua do álbum favor enviar e-mail para zorzin@ymail.com com o nome do artigo e o número da foto. Você será atendido o mais rápido possível. 










10/07/2014

Alemanha, Tangos e Tragédias: um país mergulhado no fracasso


  Na lista de prioridades do brasileiro deveriam estar uma  série de valores bem mais importantes do que ganhar ou perder uma COPA. A nossa derrota é algo lamentável contudo a verdade é que a  Alemanha é um país acostumado a trabalhar com competência e extrema seriedade. Desde o início da copa demonstrou ter um time coeso, equilibrado e harmônico (fruto de anos de organização e de trabalho com a mesma equipe). Como brasileiro eu trocaria feliz um lugar na final da copa por outros valores que a Alemanha tem:

  • Angela Merkel (chanceler alemã) no lugar de Dilma Rousseff. Angela tem doutorado em física, está no seu segundo mandato, além de comandar uma potência como a Alemanha tem papel de destaque na crise do Mercado Comum Europeu. Dilma Rousseff tem um passado obscuro do período da ditadura e um país com uma inflação horrorosa. Governa de forma simplória: dá bolsa para todo mundo e defere leis idiotas como a lei da palmada. Assim como a seleção, o governo também vive um "apagão", pois vive tomando gols. Não saber o que fazer é resultado de gente totalmente despreparada. Imagine a cena:você está dentro de um avião há 8000 metros de altitude e o piloto anuncia pelo alto falante:senhores passageiros deu um problema no motor estamos caindo mas eu não tenho a menor ideia do que fazer ! Deu um apagão e sinto muito! 
  • Na Alemanha não existe essa corrupção desenfreada do Brasil. Essa copa custou mais do que as últimas 3 copas do mundo! Ninguém questiona isso. Os mensaleiros serão soltos em definitivo dentro de pouco tempo (O supremo tribunal federal tem muitos juízes indicados pelo governo). No governo do PT, envolvendo diretamente Dilma e Lula a Petrobras sofreu uma mega desvalorização.Bilhões de reais sumiram na Usina de Pasadena e na Refinaria Abreu Lima(em Pernambuco). Essa última usina estava programada para custar 3 bilhões de reais, já custou 20 bilhões e todo mundo acha isso normal. Na Alemanha eu tenho certeza que dinheiro público é coisa séria e que corrupto vai preso. 
  • Na Alemanha o país está revolucionando o modelo energético, estão notoriamente voltados para uma produção de energia limpa: energia eólica, energia solar, carro elétrico, etc. No Brasil estamos preocupados em extrair petróleo do fundo do mar. Acho que o nosso país precisa "arrancar dinheiro mesmo" mas o que me chateia é a total falta de visão de futuro.Além disso sempre vamos precisar muito da piedade de Deus para que não ocorra um desastre ecológico de grandes proporções.
  • Alemanha tem grandes marcas de carros: Porshe, Mercedes,BMW.O Brasil não tem uma marca nacional.
  • A Alemanha ganhou 77 prêmios NOBEL(22 de física,27 de química,15de medicina, 8 de literatura, 4 da Paz e um de economia. O Brasil não tem NENHUM. E sabe porque não tem nenhum? Simplesmente porque não valoriza pessoas inteligentes e esforçadas.Só sabe valorizar jogador de futebol: Neymar Júnior é quase um semi-deus no Brasil.Eu ate acho que ele é uma boa pessoa. Mas eu admiro mesmo é uma pessoa culta, um grande profissional em determinada área. Pessoas com mestrado, doutorado merecem um respeito muito maior do que jogadores de futebol.
  • A nossa economia se baseia fortemente no Agronegócio. Nada contra afinal o agronegócio fornece empregos para 37% dos Brasileiros. Contudo eu queria muito ver o país exportando tecnologia. A EMBRAER (se não me engano) é o nosso exemplo mais importante. A Alemanha investe pesado em educação e gera tecnologia que vende para o mundo todo. Nenhum país vira potência baseando as suas exportações em alimentos e minério bruto.
  Só citei alguns exemplos. É claro que a Alemanha está na frente em todos os setores. Só escrevi esse artigo para que ele possa servir de apelo:POVO BRASILEIRO! VAMOS ENCARAR OS NOSSOS PROBLEMAS DE FRENTE E COMEÇAR A CRESCER. EXISTEM COISAS MAIORES E MELHORES DO QUE GANHAR UMA COPA. MUDA BRASIL! CRESCE BRASIL! PARA DE FICAR PROSTRADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO. Em 1945 a Alemanha estava totalmente destruída por causa da segunda guerra. Com seriedade e responsabilidade eles construíram uma grande nação. Vamos fazer o mesmo. O povo brasileiro é bom, esforçado e não merece tanta incompetência. Para começar vamos   pensar sério em quem votar?



10/06/2014

Vencedores das redações: ENERGIA (ontem, hoje e amanhã)

PASSADO

      Hoje o dia foi muito cansativo.Quando me levantei o dia ainda estava escuro, minha mãe fazia café no fogão de lenha e meu pai estava preparando a carroça para me levar a estação onde eu pego o trem a vapor que é muito interessante!A locomotiva é movida pelo vapor que as caldeiras armazenam pela queima do carvão.  Ao chegar a cidade vou direto para a escola, onde minha sala é toda iluminada por lampiões. 
  Após longa manhã na escola, volto para minha casa onde a tarde irei trabalhar com o meu pai no campo.Usamos bois para arar a terra e puxar máquinas mais pesadas, porque no campo nos não dispomos da tecnologia que as fábricas nas cidades tem, como máquinas movidas a carvão. Aqui no campo tudo é manual. Mas quem é o povo da cidade sem o nosso trabalho! Nos produzimos os alimentos e cortamos as árvores para produzir o carvão.
     Ao anoitecer, voltamos para casa, eu e meu pai. Lá em casa minha mãe que fica em casa para cuidar de meus irmãos mais novos e preparar a comida.Quando chegamos o jantar estava pronto, fui ate o corrego para pegar água para tomar banho.Após o banho é o jantar retirei-me para meus aposentos. Acendi algumas velas e fiquei lendo o sono que não tardou a chegar.

 AUTOR : Pablo Henrique, sala 301



PRESENTE
Acordei às seis da manhã ao som de uma música alta que soava em meu celular. Tomei um banho demorado e bem quente já que o tempo não estava tão favorável.Tomei um copo de cappuccino bem quente acompanhado de um bolo acabado de sair do forno a gás.Após terminar e pegar meu celular fui ao carro do meu pai onde o mesmo já me esperava com o motor ligado. Comentei com ele que o carro era uma máquina térmica gastadora , de baixo rendimento e poluidora mas ele não ligou muito.Enquanto ia para a escola notei que o trânsito já estava carregado com infindáveis filas. As aula passaram rápido e o tempo começou a esquentar graças ao efeito estufa gerado pela poluição dos carros e indústrias. Nada muito saudável para as pessoas.Ao termino da aula, andei a pé ate minha casa ao som da minha banda favorita.O dia estava quente e seco.Não pude deixar de pensar nas grandes quantidades de gás carbônico que já deveriam ter sido despejadas na atmosfera.. Chegando em casa liguei meu celular na base para escutar um som, em seguida liguei a tv e o notebook. Mais tarde fui ate a cozinha,onde achei em cima da mesa a conta de luz(energia). A conta estava um absurdo e papai ficaria furioso! Não me lembro de ter gasto tanta energia assim, uso apenas o necessário(o básico) para o meu bem estar.

AUTOR: AMANDA,sala 202
                             
FUTURO


Belo Horizonte,2 de abril de 2030
    Sou uma aluna da Escola João Botelho, estava conversando com minha mãe e comparando os dias de hoje com a época dela. Ela me contou que muita coisa mudou, na época dela o planeta sofria bruscas alterações climáticas e existia um descaso da população para a conservação ecológica.
   Hoje em dia nos adaptamos,as pessoas ficaram mais conscientes. As leis de crimes ambientais aumentaram e ficaram mais severas.Pequenas invenções também ajudaram muito, como por exemplo a água da pia que é reaproveitada no vaso. Tudo isso com um simples cano fazendo a conexão.
     A medida que os recursos, como o petróleo, se tornaram menos disponíveis e mais caros, o homem teve de optar cada vez mais pelos recursos alternativos e renováveis como a energia solar, eólica, o movimento das ondas. O Brasil procurou investir mais em energia solar. A tecnologia ajudou muito gerando aparelhos com menos consumo de energia. Nos movimentamos em veículos movidos a eletricidade, ou a hidrogênio (sem gás carbônico).
     Existem muitos edifícios sustentáveis equipados com sistema de coleta de água de chuva, paineis solares, turbinas eólicas. Algumas residências possuem ecotelhados, com a função de diminuir grandes variações de temperaturas. Foram grandes e boas mudanças desde os tempos de minha mãe e eu espero que o mundo continue procurando formas para preservar e prolongar a vida, explorando os recursos com inteligência e equilíbrio.É uma questão de escolher a vida em vez da morte.


AUTOR: Luiza Bernucci, sala 103

Luiza B. (jaqueta jeans),Pablo e Amanda. Parabéns !!!


Atrás dos bastidores


    No último 7 de junho (sábado) ocorreu a festa junina do João Botelho.Vários professores(inclusive eu) estiveram na escola na parte da manhã  para prepará-la para o evento que ia ocorrer a tarde. Aproveitei para tirar fotos de toda equipe presente. A tarde tive que comparecer na outra escola em que trabalho (outra festa junina!) mas pelo menos deu para mostrar (um pouco) que por trás de cada grande evento da escola existe uma cuidadosa preparação. Ups ! Além da fotos eu também trabalhei (um pouquinho) na preparação do evento.Nesse álbum, em particular,a estrela foi a nossa amiga professora e futura mamãe Erika.Que ela possa mostrar para o garoto, que vai nascer, como ele já era querido pelos colegas de trabalho da mamãe. Fiquem todos com Deus.



*CASO ALGUÉM NA QUEIRA (POR QUALQUER RAZÃO) NÃO TER A SUA IMAGEM VEICULADA, FAVOR MANDAR O POST É O NÚMERO DA FOTO. VOCÊ SERÁ ATENDIDO O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL. E-MAIL: ZORZIN@YMAIL.COM

11/05/2014

Casamento: uma história que precisa ser contada em bases mais realistas.



  Inicio afirmando que não tenho a pretensão de tornar essa história clara(ninguém, infelizmente possui essa habilidade). Eu me separei a cerca de dois anos e penso, que pela lógica, deveríamos fazer uma reflexão profunda dos nossos erros e acertos. Por outro lado existe, muitas vezes, um modo superficial (e assustador) de tratar o tema. Quer um exemplo? Depois da separação escuto de vez em quando a seguinte frase: "- você precisa casar de novo !" A impressão que tenho e  que as pessoas que falam isso não possuem ideia da complexidade do ato de casar-se. Penso que elas acham normal ser um Fábio Júnior (cantor) ou qualquer outro famoso que já tenha sido casado várias vezes. NÃO ! Isso não é normal (é algo profundamente doentio). Se um dia eu for casar de novo (e eu disse SE) precisa ser algo com uma chance enorme de ser para a vida toda. Vamos aos fatos:
  • Nessa questão pensar, pensar e depois pensar ainda mais é sinônimo de evitar sofrimento.Insisto com os alunos sempre: "- existem duas questões na vida que vocês dever ficar pensando e planejando cuidadosamente: a profissão e a pessoa que vocês vão casar. De modo geral são decisões que deveriam durar toda a vida (e isto é muito pesado, exige muita responsabilidade).Tudo pesa ainda mais quando filhos estão envolvidos nessa história.
  • Que fique claro: casamento é algo que exige dinheiro: ANTES , DURANTE e DEPOIS. Para quem tem um excelente rendimento, essa questão não pesa tanto, mas por favor eu sou professor. A separação me custou dívidas que vão levar muitos e muitos anos para pagar. A moral da história é: se rico precisa pensar bastante para casar de novo o pobre precisa pensar o DOBRO (para não terminar completamente falido!). A nossa sociedade (capitalista) trabalha em peso pelo casamento, afinal é muito dinheiro envolvido.Um casal que resolve jurar "amor eterno' dá dinheiro: para casamento (roupas, convites, festa, lua de mel), depois: móveis,filhos,planos de saúde para todos. Os banqueiros também ficam felizes porque o casal esforçado vai fazer um financiamento de 20 a 30 anos para comprar a sua casa própria. No final: advogados e cartórios também vão levar o seu dinheiro. Repare : É UMA MULTIDÃO GANHANDO DINHEIRO EM CIMA DE CASAMENTO. Quer outro pontos errado ? As pessoas vêem filmes românticos e enchem os seus corações de ilusões (filmes românticos é outra mentira que gera milhões para a indústria cinematográfica e todo mundo envolvido com o comercio do casamento adora pois fomenta o lucro). O que existe de errado em filmes românticos: a grande maioria deles resolve tudo pela EMOÇÃO(para quem ama tudo é possível ! RAZÃO , bom senso,não existem!Nos filmes isso costuma ser jogado na lata de lixo.).Nenhum filme romântico mostra o casal 20 anos depois. Aliás é engraçado como não existem filmes é músicas românticas sobre casados por mais de 10 anos. É óbvio que de um jeito ou de outro vai haver pressão para que todos se casem. Afinal algo que movimenta trilhões precisa continuar firme. É portanto algo feito para "sugar" o casal em nome da felicidade.
  • Também chama a atenção o fato do casamento estar durando um intervalo de tempo cada vez menor. Fiquei casado 20 anos(e mais 7 de namoro). A maioria do pessoas está namorando 1 ou 2 anos e ficando(no máximo) mais uns 4 ou 5 anos casado  (e ainda por cima gerando filhos!). Terminam a relação geralmente com ódio e colocando as crianças no meio dos dois completamente divididas escutando a mãe xingar o pai e o pai xingar a mãe.Nesse ponto o casamento tem se tornado uma futura fábrica de cidadãos neuróticos com relação a relacionamentos.  As pessoas estão profundamente EGOÍSTAS pensamento apenas nelas (não pensam nem nos filhos) e isto está trazendo um profundo processo de destruição para toda a nossa sociedade.Termino o parágrafo abrindo um parenteses para  agradecer a minha ex-esposa pela sua compreensão e pelo fato de mantermos uma relação de amizade.Sei que ambos erramos na nossa relação mas considero muito positivo a forma que terminamos.
  • Chegou o momento de todos nós termos a humildade de reconhecer que erramos profundamente na questão de relacionamento. Isso envolve também padres e pastores que deveriam estudar essa questão com mais profundidade: eles precisam (precisam) orientar melhor os futuros casais. As comunidades dentro das igrejas estão lotadas de conflitos conjugais e isso precisa acabar (isso definitivamente não é de Deus). A ideia imposta a força pela Igreja  de que "casamento é para vida" toda causou a infelicidade de milhares de vidas ao longo dos séculos.Muitas mulheres, por exemplo, suportaram maridos intoleráveis a vida toda, tudo em nome da "decência e dignidade" . Claro que eu acredito que Deus pode restaurar muitos casamentos mas não acredito que isso definitivamente se aplique a todos. Muitos casamentos(relacionamentos) que começaram errado(mal planejados) vão acabar terminando mesmo. É obrigação de um cristão tentar de tudo pela felicidade do casamento, mas terminado todos os esforços o casamento continua não dando  mais certo o melhor é terminar (e por favor, sem colocar Deus no meio,Ele não tem culpa dos nossos erros!Para isso Ele nos deu livre arbítrio). A maioria dos erros em nossas vidas ocorre por que gostamos, muitas vezes, de tampar os ouvidos para os conselhos de Deus e seguir apenas a nossa vontade, o nosso coração Depois queremos culpar a Deus quando as coisas não saem do jeito que queremos ! Que fique claro: todos devem lutar pelo seu casamento (com todas as suas forças, com todo o seu empenho, pedindo a Deus apoio e sabedoria) MAS tudo também tem um limite.A Igreja (com a sabedoria de Deus) precisa aprender(e respeitar esse limite).A bíblia diz que o casamento é indissolúvel mas Deus também não quer ver seus filhos sofrendo eternamente. Na época que o apóstolo Paulo disse isso as pessoas viviam, na sua maioria ate os 40 anos e era tudo muito simples: o homem  mandava e a mulher (coitada) ficava calada e obedecia. A mulher sofria mas achava aquilo "normal". Ate 1960 isso continuou mais ou menos do mesmo jeito e era muito fácil manter o casamento. Todos viviam pouco e no fundo no fundo tudo era apenas um jeito unilateral de ser. Ate hoje, muitos casamentos que duram(não estou falando de todos!), um dos parceiros acaba virando uma "sombra" e portanto nada é questionado. Ocorre que o casamento hoje é um problema um milhão de vezes mais complexo que os de antigamente(hoje os dois opinam, hoje os dois querem ser felizes e ninguém quer,e nem precisa, ser sombra de ninguém).Portanto a Igreja (Católicos e Evangélicos) precisam parar de tratar o casamento com uma bula de 2000 anos.As doenças do casamento agora são outras e portanto os remédios precisam também mudar.Por favor me entendam: considero a bíblia um livro perfeito em sua ampla maioria, mas considero também que ela possui uma pequena(restrita contaminação humana) defeituosa. Fruto do jeito de ser e pensar da época das pessoas que na época ajudaram a escrever os livros contidos na bíblia(isso é uma visão minha).Ninguém é obrigado a pensar igual.
  • Considere que  Pais e mães precisam falar claro com seus filhos sobre casamento(sobre erros e acertos deles).  
Nesse ponto da discussão, um leitor(com um pensamento simplicista) poderia pensar: "só porque o casamento dele não deu certo, fica falando mal do casamento". Pelo contrário: só porque o meu deu errado eu gostaria que mais  pessoas acertassem nos seus casamentos. Eu não consigo enxergar toda a extensão do problema porque ele é muito complexo mas ele precisa ser atacado de uma forma ou de outra.É uma ilusão achar que as coisas vão indo bem (não estão). Talvez seja bobagem mas detalhes simples me incomodam. Confesso que gosto de observar as pessoas e quero compartilhar com vocês dois momentos: na praça de alimentação de um shopping um casal com filhos. Todo o ritual é marcado por grandes momentos de silêncio. Enquanto comem apenas os dois meninos se agitam. Ele e ela conversam pouco, nenhum gesto de carinho e muitas consultas no smartphone. Na praia agora em janeiro também um inquietante silêncio entre muitos casais esticados nas areias. Eu não me preocupo muito com casais com 2 ,3 4 anos de casados(se bem que agora é cada vez maior o número de divórcio com poucos anos). Vou ser otimista e discutir somente casais com mais (digamos) de 12 anos. São casais submetidos a uma enorme "fritada" pelo tempo.

O que seriam novas diretrizes para o casamento ?  Vou listar aquilo que considero as minhas verdades (ninguém é obrigado a concordar):
  • Só é válido pensar em casar-se se essa pessoa for capaz (primeiro) de transformar horas de conversa em apenas alguns minutos . Nenhum relacionamento tem chance de dar certo sem passar antes por um processo de amizade forte.Se logo nos primeiros encontros você tem beijos, "amassos" e vai logo para a cama fica muito difícil separar T. de algo mais sério ! Se a pessoa tem um sentido maior para você(por mais difícil que seja) vale a pena manter uma certa distância nos primeiros encontros, se não tem então vá direto aos finalmente e acabe logo com tudo. É preciso fazer uma busca por valores mais profundos para se conquistar relacionamentos mais sólidos. Quem é capaz de transformar horas de conversa em minutos resolve, mais tarde, qualquer problema na cama, pois eles possuem  o mais importante.
  • Como discutido anteriormente dinheiro é muito importante em um casamento. Mulheres gostam (precisam) de segurança financeira. E quer saber? acho que elas estão certas. Segurança financeira é bom para a mulher, para o marido e para os filhos. Desde que o dinheiro não suba a cabeça. Gosto de ser professor mas para casar de novo, realmente eu preciso de um emprego que me de mais dinheiro.Os dois precisam ser extremamente sensatos nessa questão.
  • Relacionamento precisa de pontos fortes em comuns (exemplos: estudo, crenças e ambições) e também precisa de pontos menores  incomuns (para dar o tempero certo). 
  • Pessoas mal resolvidas (infelizes na vida) que precisam de alguém para serem felizes são pessoas predadoras. Possuem problemas e querem arrastar junto com elas a pessoa que desgraçadamente se apegou a ela.Se você tem problemas, trate-se, fique de bem com a vida e DEPOIS arrume alguém como companhia. Case-se para ser ainda mais feliz do que é (casar para ser feliz é coisa de gente doente com sérios problemas). Também exija como companheiro(a) alguém com a mesma postura.
  • Recentemente ouvi que precisava, quando iniciar um novo relacionamento, de não me abrir muito (que mulheres gostam de segredos). Sinceramente, tenho 53 anos e não pretendo ficar disfarçando inicialmente meus erros. Se der gostaria logo que ela me desse uma lista sincera das qualidades dela e dos seus defeitos (e eu faria o mesmo). Isso ajudaria, de cara com relação ao futuro do relacionamento. "Nossa que horror ! (muitos vão pensar)". Quer saber? Não acho ! Pode ser ate algo meio cru, mas sinceridade pode ate gerar alguns golpes mas no final cria a base para algo sólido. Além é claro de economizar o tempo dos dois lados.
  • Sobre sexo : quem realmente  ama(algo que passa primeiro por confiança e sinceridade)quer dar carinho para o outro(desde que não se violente como pessoa). A igreja precisa ser menos moralista nessa questão é abrir a cabeça dos seus fiéis. Fica uma ressalva. Muitos homens precisam aprender a ser menos idiotas e dar apoio para a sua companheira ter o máximo de prazer na sua sexualidade. Muitas mulheres se sentem oprimidas com os seus companheiros e isso é uma vergonha (e uma incompetência) para os homens. Homem que é homem faz de sua companheira a melhor amante do mundo (justamente para não buscar nenhuma outra na rua).
  Antigamente eu era  grande parte romântico (pura emoção) e muito pouco ligado a razão. Hoje eu considero que para relacionar-se de forma séria com alguém precisamos primeiro: ter ignição (algo que seja um ponto de partida, que nos atraia) mas LOGO EM SEGUIDA usar pesadas doses de RAZÃO, o equilíbrio (os prós e os contras ). Usar uma peneira (um filtro) para ver se aquilo tem uma forte chance de passar. Passou pelo crivo da razão ? Ótimo ! Agora (repito: depois de passar pela RAZÃO) vai dar para ser ROMÂNTICO. Sei que estou sendo um ENORME CHATO com esse meu posicionamento mas acho que assim as coisas tem mais chance de ter futuro.O forte comércio pelo mundo quer todos se casando, seguindo impulsos só  do coração (apenas emoções). As pessoas acham que isso é o certo(eu também achava isso!).O problema é que as estatísticas sobre separação só aumentam provando o contrário.Infelizmente, só o coração é algo que te leva fácil, fácil para escolhas negativas. Existe na vida uma lei sagrada: quem não pensa, cedo ou mais tarde precisa pagar pelas suas escolhas.


autor: Albert L. Zorzin

27/04/2014

Campanha da Fraternidade 2014


   Realizou-se neste último sábado (26/04) o projeto da Campanha da Fraternidade como o tema : FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO. O lema : " É da vontade de Cristo que sejamos livres." (Gl5,1). Objetivo geral da campanha: identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade  humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e das filhas de Deus. As reflexões em cima do tema serviram para sensibilizar ainda mais aos alunos do João Botelho. Parabéns a todos pelo empenho no projeto.


*Caso deseje solicitar a retirada de alguma fotografia envie e-mail para albertzorzin@yahoo.com.br junto com o número da foto. Você será atendido o mais rapidamente possível.

30/03/2014

EQUIPE JB 2014


Conforme tinha prometido estou publicando as 3 fotos da reunião realizada no  dia 23/03. Um grande abraço a todos !












14/03/2014

Filmes de Físca ( 1º ano, 1º bim. de 2014 )





 Caros alunos: Não deixe de aproveitar os vídeos sobre a matéria. Um jeito super simples de aprender. Você vê o filme a hora que quer e quantas vezes o desejar (tudo isso no conforto de sua casa).  Saiba que não tem muito professor dando essa facilidade para os alunos. Então: APROVEITE !!

  • Trabalho e Potência (atenção: no lugar da palavra distância coloque a palavra :deslocamento. Lembre-se: distância é diferente de deslocamento). No filme ele esqueceu de colocar no enunciado do problema que o elevador tinha DESLOCADO 20 metros. Ele se retrata colocando na resolução. Mesmo com essas pequenas "distrações" o autor do vídeo é um cara bom de serviço. Vale a pena assistir.
   

 Caros alunos ! Vejam que sensacional ! Carros funcionando com ar comprimido. 

Distribuição de pontos do primeiro bimestre (25 pontos):
  • 1ªProva: 8,0 pontos (20/04);
  • 2ª Prova :8,0 pontos (3/4) : quinta. É muito provável que ela ocorra nos primeiros horários;
  • Caderno : 4,0 pontos;
  • Trabalho: 5,0 pontos (entrega do trabalho: quinta, 8/4 ate 7:10 da manhã. Não recebo trabalho depois disso!)
Ok professor ! Mas qual é o trabalho ?

 O aluno deve ter uma visão de passado, presente e futuro no consumo de energia. Dessa forma após assistir aos vídeos (para melhorar o embasamento sobre o que foi discutido em sala) escreva 3 redações (cada uma com pelo menos 25 linhas). O tema das redações será:

  • 1ª redação: Considere que você é um aluno do JB do início do século 19 (mais ou menos 1820). Como era o mundo naquela época em termos de consumo de energia? Como era a sua vida sem eletricidade? O seu pai trabalhava com o que ? (lembre-se: não tinha máquinas funcionando a eletricidade !). É o seu transporte ? (e o da sua família?).Lembre-se: não tinha carro. Faça um retrato realista da DURA VIDA desse aluno (e sua família) sem (ou com poucas opções de)energia!
  • 2ª redação (essa é mais fácil): faça um relato de sua vida no cotidiano. As facilidades que você possui relacionadas ao consumo de energia. Cite formas de energia mais consumidas na atualidade. O problema grave da poluição gerada pelo progresso ( os problemas acarretados pelo excesso do consumo de energia e problemas correlatos? exemplo: efeito estufa);
  • 3ª redação : você agora é um aluno do JB mas do ano de 2030. O mundo melhorou ou piorou em termos de consumo de energia? Que energia está mais sendo utilizada agora ? O efeito estufa agravou-se (estamos na beira do caos, do fim da Terra?) . O mundo é um lugar totalmente incerto? Como as pessoas se locomovem? Numa sociedade moderna como são as casas, os prédios? O que existem neles para economizar energia? 
Atenção !
  •  Esse trabalho deve ser feito por um grupo formado por 3 alunos! Nem mais e nem menos !!
  • As três melhores redações(grupos) vão receber (além da nota boa)uma caixa de bombom (garoto). É pouco mas é de coração e vai sair do meu bolso.
  • Redações iguais terão notas zeradas;
  • As três melhores redações serão publicadas nesse blog, junto com a foto dos membros do grupo.
  • Todas as redações devem ter EMBASAMENTO CIENTÍFICO.

17/02/2014

Esqueça ! Você não tem direito a PRIVACIDADE !




  No final do ano passado foi dado um questionário para os alunos perguntando algumas coisas sobre a escola. A meta é ouvir a opinião dos alunos sobre vários assuntos numa constante busca pela melhoria da educação. Alguns alunos não colocaram os seus nomes no questionário com a justificativa de manterem a privacidade, ou seja : medo de se expor demasiadamente. Como não era obrigatório assenti que assim fosse feito. Contudo não resisti e perguntei para toda a sala: "- quantos aqui possuem facebook ?". Mesmo sem entenderem a razão da pergunta todos levantaram a mão. Confesso que achei ate bonitinho o cuidado dos alunos de  não quererem  se expor, contudo me pergunto ate que ponto a maioria das pessoas sabe (pelo menos um pouco) sobre a forma brutal que todos os dias você é monitorado. Vamos aos fatos:


  • Quando você se cadastra ao facebook  concorda com os termos de adesão. A empresa tem o direito de saber aquilo que você conversa com todo mundo. O que você escreve fica eternamente gravado, mesmo que um amanhã a sua opinião sobre determinado assunto mude totalmente, não interessa ! O que você disse poderá ser usado contra você. Gostos, preferências são rastreados nessa mídia social por programas de computador e são utilizados para definir os rumos das campanhas de marketing no mundo. Não se iluda: qualquer outra rede social será a mesma coisa. Mesmo que você cancele a sua conta no facebook os seus dados não serão deletados e poderão ser usados;
  • Todas as pesquisas que você faz no Google  são rastreadas. Depois disso chega no seu e-mail (no spam) propagandas(produtos) sobre as suas áreas de interesse;
  • Países do mundo todo estão espionando os outros países na rede. Não se iluda: todos os países estão fazendo isso. Os Estados Unidos foram os primeiros pegos fazendo isso mas fique certo que eles não estão sozinhos. Todos os seus e-mails (caso seja necessário) poderão ser utilizados por eles. A era da espionagem virtual é uma tendência forte que veio para ficar em definitivo. 
  • O seu celular (se não for atrasado) tem GPS, isso significa que se você anda com ele é rastreado por satélite o tempo todo. Ou seja: você é alguém muito fácil de ser localizado. Chefes de Estado não andam com celulares (um míssil poderia ser orientado no sentido das coordenadas do celular !);
  • Seu cartão de crédito também indica todos os pontos por onde você anda comprando;
  • Câmeras de segurança estão instaladas em lojas e ruas da cidade; Você é filmado uma montanha de vezes por dia e nem percebe;
  • Satélites filmam tudo que ocorre na Terra com alto poder de resolução, contudo nuvens atrapalhavam. Agora os DRONES (pequenas naves voando baixo e teleguiadas, ou melhor telepilotadas) representam a grande moda do momento. Esses pequenos aviões pilotados do chão por pilotos experientes podem levar desde mísseis a câmeras digitais com alto poder de resolução capazes de fiscalizar com detalhes precisos tudo o que está sendo feito no chão. Está entendendo agora por que você não tem direito a privacidade? Nos Estados Unidos os Drones tem múltiplas aplicações, inclusive estão sendo testados ate para entregar pizzas nas casas dos clientes. O governo americano já manifestou o desejo claro que esses DRONES se espalhem pelo ar. Quem vai discernir no meio de uma confusão de drones voando qual é aquele que está entregando mercadoria daquele que está espionando? Veja o vídeo:



A grande meta do serviço militar americano é a criação de micro-drones (do tamanho de um pássaro ou mesmo de um inseto) . Dessa forma será praticamente impossível saber que você está sendo observado. A alegação é que eles serão utilizados em missões importantes de segurança. Contudo você percebe que a sua privacidade para o futuro será cada vez menor (para não dizer nula).


 O passo final será no futuro a implantação de um chip em todas as pessoas. O argumento será que isso é importante para monitorar a  sua saúde. A partir desse momento estará consumado o processo de controle total sobre todas as pessoas. Esse artigo é mais um, dentre tantos outros na internet, que serve para chamar a sua atenção como paulatinamente o cerco sobre o seu direito de liberdade está se fechando. É óbvio que quem não deve não teme. Esse blog mesmo é monitorado pelo governo americano, mas eu gosto, afinal quanto mais acessos melhor. Contudo quem me garante que as pessoas que estão por trás disso tudo serão justas, equilibradas para separarem o joio do trigo ? Afinal a história prova que a sede cada vez maior de poder leva a insanidade. E a insanidade instalada tem sempre consequências catastróficas para a humanidade. 

                                              autor do texto: Albert L. Zorzin

Projeto GIGANTES DA HUMANIDADE : Eleições 2018

                                                                                                                       ...